A importância do Aprendizado da Língua e sua Cultura

Morando e estudando nos USA já há quase 3 anos, me fez rever e reforçar alguns conceitos sobre a importância de um ensino que integra cultura à aprendizagem de línguas. Sempre acreditei que uma língua não poderia ser desconectada do elemento cultural, mas hoje tenho plena certeza disso!

Muita gente estuda inglês uma vida inteira e chega o momento de uma viagem ou de qualquer experiência internacional, ou até mesmo para leitura mais avançada em seus estudos, se deparam com a frustração de não entenderem quase nada. Falar inglês para Brasileiro entender é uma coisa, para realmente se comunicar e entender o que está escrito num jornal, numa revista, nos noticiários e em uma simples conversa num restaurante é outra coisa.

Até a lista de materiais escolares pode ser um desafio de vocabulário novo para muitos professores de inglês considerados bons professores no Brasil. Quando vi a lista de materiais dos meus filhos, precisei aprender para que precisavam de certas coisas lá, e o que era diferente não era a linguagem e sim a parte cultural.

A pronúncia, a malícia com a língua e expressões do dia a dia, são muitas vezes deixadas de lado em cursos de idiomas que não contemplam a cultura de onde essa língua vem. Jargões e expressões muitas vezes vêm de situações vividas por pessoas daquela cultura e quando não são ensinadas, não fazem sentido e acabamos não usando e quando viajamos ou precisamos entender o que nativos estão dizendo, a eficácia da nossa comunicação fica a desejar.

Seu livro de inglês e seu professor vão lhe trazer o menu e alguns vocabulários sobre comidas e você bate o olho no menu do happy hour e vê: CALL drinks, e se você foi não foi apresentado à cultura juntamente com a língua vai perder a oportunidade de um drink com uma melhor por um preço menor e nem vai saber disso. Ou você vai receber a sua conta na mesa até mesmo antes de pedir a sobremesa e vai se sentir ofendido ou achar que foi mal atendido no lugar, quando essa é apenas uma diferença cultural pois você mal percebeu que o garçon já havia passado e perguntado: How’s everything tasting? algumas vezes antes de trazer a conta. Ou você pode estar em um ambiente social, até mesmo um barzinho, e fazer uma pergunta bem durante a fala de alguma pessoa e receber um olhar inquisitor… brasileiros falam todos juntos, e em alguns países isso não aceitável (me esforço todos os dias para me adequar a essa regra aí…), enfim, são inúmeras as questões em que a cultura se mistura com a comunicação.

Esse ano, mais do que nunca, faremos essas inserções culturais em todos os níveis de nossos cursos para deixar nossos alunos por dentro de tudo.

6 thoughts on “A importância do Aprendizado da Língua e sua Cultura

  1. I do accept as true with all of the ideas you have offered
    to your post. They are really convincing
    and will certainly work. Still, the posts are too brief for
    newbies. Could you please extend them a little from subsequent time?
    Thanks for the post.

  2. I was suggestеd this Ƅlog Ƅy way of my cousin. I am now not suгe whether
    or not this submit is written by means of him aѕ nobody else realiᴢe such specific about my trouƄⅼe.
    You’re amazing! Thank you!

  3. It’s appropriate time to make a few plans for the future and it’s time
    to be happy. I have learn this post and if I may just I
    desire to recommend you some interesting things or suggestions.
    Perhaps you can write subsequent articles regarding this article.
    I desire to learn even more issues approximately it!
    Great article! That is the kind of information that are supposed to be shared around the web.
    Disgrace on the search engines for now not positioning this publish
    higher! Come on over and seek advice from my site
    . Thank you =) I have been browsing on-line more than three hours
    nowadays, yet I never discovered any fascinating article
    like yours. It’s pretty worth enough for me. In my opinion, if all
    web owners and bloggers made just right content material as you did, the net will probably be much more
    useful than ever before. http://cspan.co.uk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *