Qual é uma boa idade para aprender o inglês?

Por ser dono de escola de idiomas, as pessoas sempre me perguntaram, qual é a melhor idade para iniciar o aprendizado?  Essa pergunta se torna complicada para eu responder, pois seja qual for a minha resposta, a mesma será vista com um fundo comercial, pois vão dizer que eu quero mais alunos na nossa escola.

Sendo assim, vou dar minha resposta com um relato de vida.  Hoje, moramos nos Estados Unidos há quase 3 anos, onde meus filhos de 16 e 14 anos estudam em colégios regulares.  Quando chegaram aqui, ela iniciou sua vida acadêmica no primeiro colegial (freshman) e ele no 6º ano do fundamental. Ambos estudam em escola particular aqui, que são ainda mais puxadas que as escolas públicas.

Meus filhos estão indo muito bem na escola, é claro com alguma dificuldade em história aqui ou anatomia ali, mas em momento algum a língua foi ou está sendo um problema.  Aliás, eu só recebo elogios da qualidade linguística deles.

Ambos começaram a estudar inglês com 3 anos de idade, fazendo um curso regular de duas vezes por semana. Um curso que você pode encontrar em qualquer escola de idiomas de qualidade de sua cidade. Quando viemos para cá, não tiveram que fazer preparatório algum ou qualquer tipo de teste ou imersão. Simplesmente entraram no avião e aqui chegaram.

Um adendo, minha filha também aprendeu francês nesta trajetória e hoje também estuda espanhol no colégio.  Aprender inglês desde cedo abre portas dentro do cérebro da criança que só traz benefício a longo prazo.

Então, para responder a pergunta inicial: quando é uma boa idade para aprender inglês? Minha resposta é:  o quanto mais cedo melhor.  Foi pensando assim que pude preparar os meus filhos para uma vida acadêmica nos estados unidos, e hoje eles colhem os frutos de algo que veio naturalmente para eles. Inglês duas vezes por semana e ponto.

Autor: João Tomazeli
Proprietário Aware Idiomas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *